skip to Main Content

O Roberto é um cozinheiro, jornalista, pesquisador de produtos e tendências da gastronomia. Há muitos anos é colunista do jornal O Estado de S.Paulo  e é autor de livros e ensaios sobre temas da sustentabilidade, da gastronomia e da Amazônia.

Nosso chef foi pioneiro no estudo e aplicações de uso dos ingredientes da biodiversidade brasileira. Se dedica ao aproveitamento integral dos alimentos e às praticas de sustentabilidade na cozinha. 

Ele foi entre os promotores – desde os anos 80 – do movimento pela sustentabilidade no Brasil e internacionalmente. Entre 1989 e 1992, foi presidente do Comitê Internacional das ONGs para a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 02).

Entre 1996 e 2002, presidiu o Grupo de Assessoria Internacional do primeiro programa para Amazônia, pelos países do G7 e Banco Mundial.

Fundou e dirigiu diversas entidades da sociedade civil, como Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, o Centro Brasil no Clima e o Climate Reality com Al Gore, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Foi fundador, com Alex Atala e outros líderes de diversas áreas, do Instituto Atá, do qual é ainda hoje vicepresidente. 

Primeiro, pela escolha dos ingredientes: não usamos qualquer tipo de ultraprocessados, gorduras hidrogenadas, margarinas, glutamato ou outros insumos nocivos. Ao mesmo tempo, selecionamos nossos fornecedores com critérios de sustentabilidade e saudabilidade.

Segundo, pelo processo de preparo: não utilizamos conservantes, estabilizantes ou corantes, adotamos técnicas de preparo que valorizam as propriedades dos ingredientes, assim como a leveza e digeribilidade que buscamos para nós mesmos e nossas famílias.

 

Nossos prazos recomendados refletem a natureza de preparos artesanais para pronto consumo. Nossa recomendação não significa que os produtos estragam no vencimento do prazo.

Mas temos cautela redobrada, pelo fato de não usarmos conservantes. Por isso usamos o congelamento e/ou o vácuo como formas de alongar a vida útil do produto.

Nossos fornecedores são o maior orgulho da ArteSã. Pela qualidade do que fazem, e por como o fazem, comprometidos com a sustentabilidade. Aqui pode conhecer alguns deles, uma fascinante viagem pelo nosso Brasil.

As Vacas no Pasto da Leitíssimo

O Cremoso Meia-cura da Roni 

A Carne Sustentável da Beef passion

O Azeite de Oliva da Serra dos Garcias 

O Milagre dos Funghi na Serra Catarinense

O Revolucionário Leite No Carbon

A Mágica do Tucupi Preto dos Índios Wapichana 

thumb02

Manioca: do Pequeno Produtor Amazônico, com Qualidade 

thumb03

O Azeite e Farinha de Castanha do Acre da Oleicos

A Amazônia em São Paulo pela Combu

thumb05

O Parmesão da Gran Parma

big_crbst_10

Os Surpreendentes Queijos da Serra das Antas

thumb04

A Farinha Inigualável de Seu Geraldo

WhatsApp Image 2021-07-22 at 14.39 1

As PANCS Amazônicas da Horta da Terra 

WhatsApp Image 2021-07-22 at 14.39.51

A recente explosão do delivery gera um sério problema de descarte de embalagens. ArteSã trabalha com potes e bandejas completamente biodegradáveis, e em alguns casos compostáveis, realizados a partir de papel ou celulose – com certificado socioambiental FSC – ou bioplástico (de cana ou milho).

O único item que ainda não conseguimos em bioplástico adequado para alimentos é o saquinho para vácuo: estamos trabalhando nisso e esperamos logo ser pioneiros no Brasil também a esse respeito.

 

que tal experimentar nossos produtos?

Back To Top